Oxalá

Oxalá – O primeiro Orixá a ser criado por Olodumaré, o deus Supremo, ele veio com o poder de sugerir e realizar. Foi encarregado de criar o mundo. No entanto, por ter se embriagado no caminho, por culpa de Exú, que lhe ofereceu Uti(vinho de palmeira), sua missa foi cumprida por Oduwá, que liderando um exército de Imalês comandado por Ogum, crou o mundo, cumprindo assim a ordem de Olodumaré.

Oxalá apresenta-se em sua figura maior, como Orinshalá ou Oduduwá, na nação de Ketu: Oxanguian, Oxalufá, Obatalá e Oduduwá. Na nação Angola: Lemba, Lembaranga e Guaratinhanha. Em todas, ele é o senhor da vida e traz a seus filhos o senso de justiça e piedade. Uma lenda muito antiga conta que sua única mulher teria sido Yemowo, um raríssimo caso de monogamia entre os Orixás. Suas estátuas estão colocadas lado a lado no Ilesssin, local de adoração desse casal em Ifé. Seriam idênticas às que Oxalá fazia, com argila, para criar os seres humanos. Por isso era chamado também de Olomanerere, “Senhor da boa argila”.

Seus filhos são pessoas calmas e dignas de confiança e respeito e de caráter reservado. Cores: Branco, marfim, pérola, prata. Dias: Sexta-feira e domingo. Natureza: Oceanos, rios, céu, montanhas, cumes. Metais: prata e olatina. Pedras: pedra da lua, esmeralda, diamante, marfim. Perfumes: lírio, alfazema, colônia, cálamo-aromático. Como usar: passar às sextas-feiras e domingos. Talismã: fio de miçangas brancas leitosas, lavadas em água de lírio branco. Obs: Alguns filhos deste Orixá considerados famosos: Moisés, Noé, Newton, Einsten, São Pedro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: