O Valor das Ervas

Anil: erva pertencente ao Orixá Nanan, usada nas oferendas e rituais dedicados a esta entidade. O chá que se obtém por infusão das folhas e raiz é antipasmódico, diurético, estomáquico. O mesmo chá emprega-se com bons efeitos contra a epilepsia e a icterícia.
Aperta-ruão: erva pertencente ao Orixá obaluauê, usada nas oferendas e rituais dedicados a esta entidade, é empregada no tratamento de feridas, queda do útero, hemorragias, diarréias, moléstias do fígado e blenorragia. Em caso de mau hálito, mastiga-se folhas, cascas ou raízes para perfumar a boca.
Aridã: árvore cujos frutos são muito usados em medicina para bebês, também usada para “assentamento” de Exu e outros Orixás
Aroeira: erva pertencente ao Orixá Ogum, usada nas oferendas e rituais dedicados a esta entidade. Essa erva é empregada no tratamento de reumatismo, febres, sífilis, atonia muscular, artrite, fraqueza dos órgãos digestivos, tumores, úlceras, diarréia, e as hemoptises.
Arrebenta cavalo: erva pertencente ao Orixá Ogum, usada nas oferendas e rituais dedicados a esta entidade, é também empregada no tratamento de panos (manchas) da pele e urticária. As partes usadas são os frutos.
Arruda: erva pertencente aos Orixás Exú e Ogum, usada nas oferendas e rituais dedicados a estas entidades. Essa erva é empregada como calmante dos nervos, mata piolhos, lombrigas, vermes intestinais, sarnas e feridas.
Boldo: também conhecido como tapete de Oxalá, pode ser usada no tratamento das seguintes doenças. Câncer no colo,hepatite, cirrose, icterícia grave obstrutiva, câncer no pâncreas e vesículas, gastrite e diverticulite. O boldo é considerado pela OMS  “um santo remédio”.
Caferana: erva pertencente ao Orixá Oxum, usada nas oferendas e rituais dedicados a esta entidade, também é empregada no tratamento de febres, inclusive as impertinentes. Toda a planta é utilizada.
Cainca: erva pertencente a Exú, usada nas oferendas e rituais dedicados a esta entidade. Essa erva é empregada no tratamento de hipoemia intertoprical, albuminúria, angina, anúria, blenorragia, bronquites, hidrofobia, laringite, prisão de ventre, reumatismo, sífilis, etc. Utiliza-se a raiz da planta.
Calano aromático: erva pertencente aos Orixás Oxalá, Nanan, oxum e Yemanjá, usadas nas oferendas e rituais dedicados a estas entidades é empregada no tratamento de gases intestinais, histerias, é utilizada toda a planta.
Calêndula: erva pertencente ao Orixá Oxum, usada nas oferendas e rituais dedicados a esta entidade, é empregada no tratamento de feridas e úlceras são usadas as folhas e flores.
Cambará: erva pertencente aos Orixás Obaluauê e exú, usada nas oferendas e rituais dedicados a estas entidades, é empregada no tratamento de asma, tosse catarral e coqueluche. Usam-se as folhas por infusão.
Camomila: erva pertencente ao Orixá Yemanjá, usada nas oferendas e rituais dedicados a esta entidade é empregada no tratamento da dispepsia, perturbações estomacais em geral, diarréia, náuseas, inflamações das vias urinárias, feridas, hemorróidas, inflamações dos olhos etc. Uso: os capítulos florais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: